terça-feira, 24 de setembro de 2013

Conhecendo o No Poo e o Low Poo



Não poderia começar com o blog falando de outra coisa né ?!



Vamos começar falando do No Poo ..



O que é o No Poo ?




O No Poo (não shampoo) é uma técnica de lavagem dos cabelos mais conhecida pelas crespas/cacheadas, em que é abolido o uso de shampoo, por conter agentes surfactantes que acabam retirando não apenas os resíduos de sujeira dos fios, mas a oleosidade natural dos mesmos (o que já é bem pouca em cabelos crespos). Podendo levar a um maior ressecamento dos cabelos. 

Entendido isso, é importante esclarecer que deixando de usar shampoos você acaba abolindo outros elementos da sua rotina capilar, como  o uso de silicones ( insolúveis em água ), parafina líquida, petrolato e parabenos. Pois estes só são removidos dos cabelos com o uso de shampoos (surfactantes).



O que é cada um ?




Parafina Líquida:




 É um subproduto do petróleo, também conhecida como paraffinium liquidum, mineral oil, vaselina, petrolato, etc. O óleo mineral é completamente transparente e é basicamente uma forma líquida de vaselina. Ele é produzido em grandes quantidades e é usado de muitas maneiras diferentes, principalmente em cosméticos, pelo seu baixo custo. A parafina líquida só é removida com sulfato, que é totalmente proibido, além de ela não conter nenhum composto hidratante.

Silicones:



No No poo, só é liberado os silicones solúveis em água, ou seja, que são retirados sem ser necessário o uso de algum surfactante. É evitado o uso de silicones, pois eles formam uma película em volta do fio, maquiando- o, eles também não possuem nenhum composto hidratante. Lembrando que os silicones insolúveis em água só são removidos com algum composto limpante.




Parabenos:


A primeira coisa que fiz, quando descobri o que eram, foi jogar todos os meus desodorantes que o continham fora. Os parabenos são uma classe de compostos químicos, normalmente utilizados como conservantes, principalmente em cosméticos. Os tipos mais comuns são o metilparabeno, o propilparabeno e o butilparabeno. De acordo com a nossa amiga wikipedia .. eles podem ser encontrados em shampoos, hidratantes, cremes de barbear, entre outros. Existem pesquisas que estudam que eles podem ser tóxicos para as células humanas. Entretanto, essas substâncias têm sido encontradas em cânceres de mama, mas em concentrações extremamente baixas. Por isso, ainda não foi provada uma ligação entre os parabenos e a doença.



Já que eliminei o shampoo, como vou limpar meu cabelo ?




Com o condicionador ( co-wash ), você pode '' batizar '' seu condicionador com o limão, que não é muito recomendado, pois pode queimar seu couro cabeludo se for exposto ao sol.

Você pode fazer a limpeza com bicarbonato de sódio .. e ainda com o anfótero betaínico utilizado no condicionador que é comprado em farmácias de manipulação, você deve perguntar ao farmacêutico a quantidade do composto a ser colocado em seu condicionador, dependendo da quantidade do mesmo e também da necessidade do seu cabelo, se for muito oleoso ou seco, enfim.



Quem pode usar a técnica ?




Qualquer pessoa pode usá-lá, inclusive em crianças.


O Low Poo





O que é ?




O Low Poo (pouco shampoo), é uma técnica semelhante ao No Poo, onde se elimina o uso de parafina líquida, é evitado o uso de silicones, que podem ser solúveis e insolúveis, e também dos parabenos. A diferença nessa técnica é que nela pode-se usar shampoo SEM SULFATO em uma quantidade menor de vezes, pelo menos 1 vez por semana, algumas cacheadas levam até um tempo maior que isso (entre 15 e 30 dias), vai depender de sua necessidade. 

E para limpar os fios durante esse período entre um shampoo- sulfato free e o outro? É feito o co- wash, lembrando que o condicionador tem que ser livre de qualquer composto proibido.



O que é o sulfato ?




O sulfato é um agente limpante muito forte que agride os fios,que retira além da sujeira, a oleosidade natural do seu fio e outros bons compostos, que impede que chegue até as pontas, dando o aspecto mais conhecido como '' espigado '' ao cabelo.




Em quem pode ser usada a técnica ?




Também em qualquer tipo de pessoa, tendo cuidado com o uso de parabenos em crianças.




Qual das técnicas devo usar ?




Você deve escolher aquela que melhor se adapta a necessidade do seu cabelo, para começar com as técnicas, você deve fazer uma última lavagem com o sulfato para remover os componentes proibidos. 




Observação:




- Quando for utilizado a parafina líquida ou silicones insolúveis no cabelo, deve ser usado shampoo com sulfato para remove-los, os silicones, solúveis ou insolúveis podem ser removidos com o '' anfótero betaínico '' também conhecido como '' coco betaine '', '' cocoamidopropil betaina '', '' cocoamydopropyl betaine '', fiquem atentas (os) nas composições.




Sulfatos que devem ser totalmente retirados :


Sodium laureth sulfate/sodium lauryl ether sulfate
Sodium laurilsulfate/sodium lauryl sulfate
Ammonium Lauryl/Ether Sulfate
Ammonium lauryl sulfate

Que devem ser evitados:

Sodium lauryl sulfoacetate
Sodium laureth sulfoccinate

Observação:

Sodium lauryl sarcosinate, Distearoylethyl hydroxyethylmonium ou methosulfate, são liberados, pois, não são agentes surfactantes tão agressivos.

Tabela com alguns silicones mais conhecidos e com quais compostos remove-los:



Tentei explicar tudo bem direitinho, mas se ainda tiverem dúvida, comentem aqui.





                                                       
                        Beijoooos da Mandy, até o próximo post !





10 comentários:

  1. Muito bem explicado as duas técnicas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Passei para parabenizar o blog! O post tá muito massa e bem explicado.
    Dá uma passadinha lá na caixa, vou adorar a visita! Bjs
    http://caixadapreta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esclareceu bastante pra mim as diferenças entre as técnicas! Ótimo post :)

    ResponderExcluir
  4. Vocês compraram em João Pessoa? Se sim, onde e por quanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu sou a Mandy e moro aqui em João Pessoa, você está falando de qual produto? Estamos aqui pra te ajudar no que pudermos, beijos.

      Excluir
    2. Gostaria de saber onde compro anfotero aqui em João Pessoa. Obrigada

      Excluir
  5. Conheci seu blog agora é fui buscar todos os meus produtos para cabelo. Muito didático. Obrigada. Parabéns.

    ResponderExcluir